LocusMap além do básico – Parte 1

Uma das grandes vantagens do LocusMap sobre os demais aplicativos é a sua capacidade de customização. Você pode mudar a aparência, a organização dos botões e menus, alterar o estilo dos tracks e waypoints, mudar a forma com que o GPS adquire coordenadas… enfim, a customização é palavra-chave desse app. A partir de hoje vamos lançar uma série de artigos mostrando como configurar um pouco mais o LocusMap para facilitar a vida de quem usa smartphone para navegação em trilhas comuns e exploratórias.

Objetivo

Neste artigo vamos aplicar tudo o que está descrito na lista a seguir, considerando a versão Locus Map 4. Você pode seguir qualquer ordem ou mesmo pular qualquer etapa.

No final, vamos deixar a tela principal como mostra a imagem à direita abaixo. Há outras configurações que não são visíveis aí, mas mencionaremos elas mais adiante.

Adicionar botão de atalho: Bloquear Tela

Objetivo: impedir, ao menos dificultar, que certas funções ou botões sejam pressionados acidentalmente quando o smartphone estiver no bolso ou com a tela úmida/molhada.

Como fazer: toque em , no canto inferior direito da tela principal. Em seguida, toque no botão e selecione a opção Adicionar botão de função. Role até o final para encontrar e clicar em Bloquear ecrã.

Resultado: quando você clicar ícone , vai aparecer no lado esquerdo o texto . Nada na tela poderá ser clicado enquanto estiver assim. Para liberar, arraste esse botão da esquerda para direita.

Adicionar botão de atalho: Adicionar Waypoint

Objetivo: botão rápido para adicionar um waypoint (ponto).

Como fazer: toque em , no canto inferior direito da tela principal. Em seguida, toque no botão e selecione a opção Adicionar botão de função. Role até o final para encontrar e clicar em Novo Ponto.

Resultado: no menu lateral direito da tela vai aparecer o botão . Ao clicar nele, uma outra tela se abrirá com uma série de funções, inclusive para escolher se deseja anexar uma foto, vídeo, áudio etc; ou para escolher onde, dentro do mapa, adicionar o ponto: na sua posição atual, num local a ser escolhido etc.

Nota: você pode adicionar também, um botão de atalho para adicionar diretamente um waypoint como fotografia, seguindo mais ou menos os mesmo passos dessa seção. Ou então escolher o Novo ponto rápido, que te permite inserir ainda mais rapidamente um ponto com um nome já pré-formatado. Tente!

Adicionar estatísticas no topo da tela

Objetivo: visualizar rapidamente as estatísticas do percurso em gravação, sem a necessidade de entrar em menus.

Como fazer: toque em , no canto inferior direito da tela principal. Em seguida, toque no botão e selecione a opção Adicionar botão de função. Role até o final para encontrar e clicar em Painel de instrumentos.

Resultado: no menu lateral direito da tela vai aparecer o botão . Ao clicar nele, uma outra tela se abrirá com uma série de opções.

Encontre e selecione a opção Basic LM4 top-bar dashboard. Ao fazer isso, será acrescentada à tela principal 3 estatísticas do percurso em gravação: Velocidade, Tempo Total e Altitude.

Nota: você pode substituir qualquer uma dessas estatísticas por outras. Basta tocar nos três pontinhos da opção escolhida acima, tocar em uma das três estatísticas, Editar -> Alterar fonte e lá escolher o que deseja mostrar. Você pode até mesmo mudar radicalmente a aparência desse painel de estatísticas.

Adicionar botão de atalho: Adicionar informações meteorológicas

Objetivo: botão rápido para ver a previsão meteorológica

Como fazer: toque em , no canto inferior direito da tela principal. Em seguida, toque no botão e selecione a opção Adicionar botão de função. Role até o final para encontrar e clicar em Meteorologia.

Resultado: no menu lateral direito da tela vai aparecer o botão . Ao clicar nele, uma outra tela se abrirá com a previsão do tempo do local que corresponde ao centro do mapa (da região que você está navegando). Esse função exige conexão com a internet.

Mostrar Distância Círculos de Distância e Vista no cursor

Objetivo: adicionar círculos de distância, para saber a distância em linha reta para qualquer ponto do mapa, e adicionar um cone de visualização, para facilitar a correspondência entre o que é visto dentro e fora do mapa.

Como fazer: toque em , no canto inferior esquerdo da tela principal. Em seguida, role ao máximo para baixo até encontrar a opção Definições, selecione-a. Toque em Mapas e em seguida Graficos Auxiliares. Habilite as opções Círculos de distância e Mostrar vista.

Resultado: veja na tela principal que apareceram círculos concêntricos a partir da sua posição. Você conseguirá saber a distância, em linha, para qualquer ponto do mapa. Perceba também que na sua posição surgiu um cone de visualização, ou seja, um cone que mostra o que você está visualizando no mapa quando gira o smartphone.

Nota: a alternativa ao Círculos de Distância é a opção Círculos de Tempo. Baseado na sua velocidade em trilha, o LocusMap consegue aferir em quanto tempo você deve chegar em cada círculo.

Mostrar Distância ao Longo da Trilha

Objetivo: adicionar uma régua de distâncias ao longo de um percurso importado.

Como fazer: toque em , no canto inferior esquerdo da tela principal. Em seguida, role ao máximo para baixo até encontrar a opção Definições, selecione-a. Toque em Mapas e em seguida Pontos e Percursos. Habilite a opção Marcadores de distância.

Resultado: importe um percurso e veja aparecer a quilometragem ao longo da trilha. Essa ‘régua’ depende da escala: se você tirar o zoom, ao invés de 1 em 1km, as distâncias estarão de 2 em 2km.

Notificação de perda de localização

Objetivo: notificar por alarmes sonoros e de vibração quando houver a perda de sinal de GPS.

Como fazer: toque em , no canto inferior esquerdo da tela principal. Em seguida, role ao máximo para baixo até encontrar a opção Definições, selecione-a. Toque em GPS e sensores. Encontre e toque na opção Posição perdida. Habilite a opção Ativar e em seguida, em Definições de som, modifique Sinal sonoro para emitir um número de 10 beeps. Em Definições de vibração, selecione Padrão.

Resultado: durante a trilha, se você perder o sinal de GPS um sinal sonoro e de vibração serão emitidos.

Adicionar WMS: Cartas do IBGE/BDGEx

Objetivo: mostrar as cartas do IBGE/BDGEx diretamente no aplicativo. Essas cartas podem ser úteis para identificar regiões, serras, comunidades etc.

Como fazer: toque em , no canto inferior esquerdo da tela principal. Em seguida, toque em Gestor de mapas. Selecione o menu WMS/WTMS no topo da tela. Toque no botão e então selecione + Adicionar da biblioteca (última opção). No campo de busca, digite bdgex. Selecione a única opção que aparecerá e confirme na tela seguinte. No menu que surgirá, você tem a opção de escolher várias coisas, entre elas as cartas, que estão sob a denominação ctm250, ctm100, ctm50 e ctm25. O número indica a escala: 1:250.000, 1:100.000 etc. As cartas ctm250 e ctm100 são as que cobrem a maior parte do território brasileiro.

Resultado: ao voltar para a tela inicial, você verá a carta do IBGE/BDGEx na tela. Caso precise trocar de camada (por exemplo, selecionar ctm100 ao invés de ctm250), basta clicar no ícone do canto superior esquerdo da tela. Lá você será apresentado novamente à todas as opções de camada do BDGEx. Caso queria apenas não visualizar o WMS, clique no símbolo de ‘olho’ que tem no canto superior direito (ou então desmarque todas as opções).

Criar Perfil de Gravação

Objetivo: criar uma estratégia de aquisição de coordenadas do GPS ou, como é chamado no Locus, um Perfil de Gravação. Um perfil de gravação pode influenciar, em maior ou menor grau, o uso da bateria e a redução de erros. Ao definir um perfil, os seguintes parâmetros precisam ser escolhidos:

  • Tempo mínimo de aquisição: de quanto em quanto tempo seu receptor vai adquirir uma localização. Se você atribui uma valor de 10s, significa que a cada 10 segundos uma nova localização será adquirida. Valores muito baixos drenam a bateria mais rapidamente, pois força o receptor a adquirir uma localização com mais frequência.
  • Distância mínima de aquisição: de quantos em quanto quilômetros seu receptor vai adquirir uma localização. Se você atribui um valor de 10m, significa que a cada 10 metros em relação ao último ponto conhecido uma nova localização será adquirida. Valores muito baixos drenam a bateria mais rapidamente.
  • Condição para gravação de pontos de percurso: você pode combinar os dois modos anteriores usando E ou OU. Exemplo: adquirir localização apenas de já tiver passado 20 segundos desde a última localização E se houve um deslocamento de no mínimo 50 metros.
  • Precisão de GPS exigida: indica a acurácia mínima da localização recebida na hora de gravar. Se estiver além do valor estipulado, o ponto não é gravado no tracklog.

Atribuir esses valores pode exigir certa experimentação. Mas a regra geral é: para mesmos valores de tempo e distância mínimas, se você usar condição E o resultado será um tracklog mais suave, com menos erros ‘spike’ (desvios distantes e rápidos em virtude de erros de localização), mas poderá retirar detalhes do seu percurso; usando a condição OU, você conseguirá capturar mais detalhes do percurso, mas estará mais suscetível a erros ‘spike’. Seja lá qual for a estratégia, aumente o máximo possível o tempo de aquisição, para que menos pontos sejam capturados, por exemplo, quando você estiver parado. Futuramente traremos um artigo para falar somente desse assunto.

Como fazer: toque em , no canto inferior esquerdo da tela principal. Abrirá a tela de gravação de tracklog. Logo na primeira seção da tela, toque no ícone do lápis. Vá em Adicionar novo perfil então escolha a opção Caminhada. Em Nome você pode dar um nome específico para esse perfil, por exemplo Trilha Consolidada, para indicar que o perfil a ser configurado será utilizada para trilhas batidas onde a velocidade será eventualmente mais rápida.

Atribua valores para Intervalo de distância, Intervalo de tempo, Condição para gravação de pontos de percurso e Precisão de GPS exigida. Volte para a tela anterior e escolha o perfil recém criado. Você pode criar quantos perfis achar necessário e escolher conforme a situação.

Resultado: quando for gravar um tracklog, apenas escolha o perfil adequado antes de iniciar a gravação.

One comment on “LocusMap além do básico – Parte 1”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *